MERCADO LIVRE
E quem é que pode participar do mercado livre?
Atualmente o mercado livre de energia tem dois tipos de consumidores:
Consumidores Livres
Os chamados consumidores livres precisam ter, no mínimo, 1.500 kW de demanda contratada e odem comprar energia de qualquer fonte de geração, e de qualquer fornecedor sejam eles comercializadores ou geradores.
Consumidores Especiais
Os consumidores especiais precisam contar com uma demanda contrada maior ou igual a 500 kW e menor que 1.500 kW, e apesar desse consumidor ainda não poder escolher o seu fornecedor de energia, nesse caso só é permitido contratar energia proveniente de fontes de energia incentivadas, como eólica, solar, biomassa ou pequenas centrais hidrelétricas - PCHs por exemplo.
O mercado livre de energia é uma alternativa ao modelo tradicional de distribuição de energia elétrica, onde os consumidores podem escolher seu fornecedor de energia elétrica a partir de uma série de opções. Este modelo foi criado para aumentar a concorrência e promover preços mais baixos para os consumidores, além de incentivar a inovação e a eficiência no setor de energia. No mercado livre, os consumidores podem escolher entre fornecedores de energia verde, fornecedores de energia convencional e outros fornecedores especializados em diferentes tipos de energia.